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sexta-feira, 25 de maio de 2012

Comportamento no Ambiente de Trabalho


      Relacionar - se bem com colegas de trabalho é um dos principais fatores de sucesso. Pois de nada adianta você ser um profissional competente se não sabe trabalhar em equipe e com harmonia.
        Um estudo da Harvard mostra que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldade de relacionamento com os colegas. Isso explica porque grandes profissionais acabam sendo demitidos, enquanto outros não tão bons acabam ganhando cargos melhores.
        Existem várias causas para a dificuldade nos relacionamentos humanos como rabugice, antipatia, arrogância, vaidade, orgulho etc. Mas a causa mais comum é o despreparo. A maioria das pessoas não sabe cuidar das relações não apenas como uma questão de sociabilidade, mas de progresso profissional.
        As relações humanas são baseadas em uma palavra: comportamento. Com isso as pessoas que têm um bom comportamento, automaticamente cuidam melhor de suas relações humanas. Essa é uma das competências relacionadas à inteligência emocional (Quociente Emocional), que há muito vem sendo valorizada nas empresas. De nada adianta um profissional possuir um QI (Quociente de Inteligência) alto se o seu QE for baixo. Ele estará fadado a ter sérios problemas na vida profissional e particular.
        O marketing interpessoal é uma ótima ferramenta de orientação na busca por um comportamento adequado para o sucesso, sendo desenvolvido tanto para uma melhor produtividade do indivíduo como de toda uma equipe, produzindo, consequentemente, melhores resultados para as empresas.
        Aqui vão 10 regras básicas para se fazer um bom marketing interpessoal.


1 - Respeite os outros, não fazendo com eles o que você não quer que eles façam com você. Isso é ter empatia (colocar - se no lugar do outro);


2 - Cultive amizades. mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisar delas. mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu "Networking" (rede de relacionamentos) ficar cada vez melhor;


3 - Aprenda a ouvir mais do que falar. Não é a toa que temos dois ouvidos e uma boca;

4 - Seja sempre educado e evite ser rude. Cumprimente todos, mesmo aquelas pessoas que você não conhece direito;


5 - Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça - os. Mas lembre - se que elogiar não é bajular;


6 - Não seja teimoso. Saiba mudar sua opinião se outra pessoa lhe mostrar argumentos concretos e críveis;


7 - Não entre em choque direto com os outros. Tenha paciência e saiba conduzir uma conversa de forma tranquila e amigável, mostrando seus argumentos com exemplos práticos. Assim, você conseguirá convencer de maneira simpática e eficiente;


8 - Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com positivismo. Torne sua presença agradável;


9 - Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o "isso não é comigo" e procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz respeito;


10 - Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.


Nelson Botter - especialista em marketing de serviços pela FGV e International Business pela ILSC - Canadá.


Boas Vendas!

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