Abordando o Cliente

  
   Uma das partes mais temidas pelos vendedores, a abordagem pode se tornar uma prática muito simples quando feita de forma natural. 

      Não tente inventar nessa hora. Dê espaço. Nunca se coloque na frente do cliente já perguntando à ele: posso ajudar? Esse é um erro fatal!

      Quando o cliente adentar à sua loja, seja sutil, perceba a sua presença, cumprimente - o com um olhar, um sorriso, e depois se aproxime e dê um belo BOM DIA! (sem extravagâncias). A sequência natural é o cliente perceber você e te cumprimentar também. Faça um comentário sobre alguma coisa aleatória num primeiro momento como por exemplo: sua bolsa está pesada? Quer apoiá – la no balcão? 

      Sempre percebendo o olhar do cliente, você vendedor, já vai sabidamente atentar para o que seus olhos procuram, e daí começar a soltar pequenas palavras ou frases como características do produto que ele parece se interessar, se é presente ou pra ele mesmo, promoções do dia.

      Outra boa dica após o primeiro contato do bom dia, boa tarde, a bolsa está pesada, quer um copo d’água, é perguntar o tamanho ou estilo de roupa ou produto que ele procura, sendo assim você vai transmitir algum interesse em realmente tentar ajudá – lo e fazer com que a estadia dele ali seja mais eficiente. Até porque, caso ele diga: “só estou olhando” – isso será a senha para você dizer: “claro, então vou te direcionar ao local certo para que você não perca tempo”. Hoje em dia todos geralmente tem muita pressa. Cabe à você analisar isso.

      Mas lembre – se: cada cliente é único e responde aos seus estímulos de maneira diferente. Aliás, aí fica uma boa pergunta para refletir: Que estímulo você tem dado aos seus clientes?

Boas vendas!

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