Abordando o Cliente
Uma das partes mais temidas pelos vendedores, a abordagem pode
se tornar uma prática muito simples quando feita de forma natural.
Não tente inventar nessa hora. Dê espaço.
Nunca se coloque na frente do cliente já perguntando à ele: posso ajudar? Esse
é um erro fatal!
Quando o cliente adentar à sua loja, seja
sutil, perceba a sua presença, cumprimente - o com um olhar, um sorriso, e
depois se aproxime e dê um belo BOM DIA! (sem extravagâncias). A sequência
natural é o cliente perceber você e te cumprimentar também. Faça um comentário
sobre alguma coisa aleatória num primeiro momento como por exemplo: sua bolsa
está pesada? Quer apoiá – la no balcão?
Sempre percebendo o olhar do
cliente, você vendedor, já vai sabidamente atentar para o que seus olhos
procuram, e daí começar a soltar pequenas palavras ou frases como características
do produto que ele parece se interessar, se é presente ou pra ele mesmo, promoções
do dia.
Outra boa dica após o primeiro
contato do bom dia, boa tarde, a bolsa está pesada, quer um copo d’água, é
perguntar o tamanho ou estilo de roupa ou produto que ele procura, sendo assim
você vai transmitir algum interesse em realmente tentar ajudá – lo e fazer com
que a estadia dele ali seja mais eficiente. Até porque, caso ele diga: “só
estou olhando” – isso será a senha para você dizer: “claro, então vou te
direcionar ao local certo para que você não perca tempo”. Hoje em dia todos
geralmente tem muita pressa. Cabe à você analisar isso.
Mas lembre – se: cada cliente é único
e responde aos seus estímulos de maneira diferente. Aliás, aí fica uma boa
pergunta para refletir: Que estímulo
você tem dado aos seus clientes?
Boas vendas!
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